quinta-feira, 27 de março de 2014

Gordura faz mal à saúde?

Ela sempre foi vilã do cardápio de quem busca uma rotina saudável ou quer emagrecer, entretanto ela deve, sim, fazer parte do menu diário na dose certa e com moderação. Querem saber por quê? Confiram na matéria de hoje.

Destacarei três tipos de gorduras presentes em nossa alimentação: monoinsaturada, poli-insaturada e saturada.

Monoinsaturada

Deve ter prioridade no nosso prato, porque evita a formação de placas nos vasos sanguíneos, prevenindo problemas cardíacos. 
Fontes: azeite de oliva, abacate, nozes, amêndoas, castanhas, azeitonas, óleo de canola. 


Poli-insaturada

É importante na dieta porque é rica em ômega 3, ajuda a combater inflamações, melhora a pressão arterial e contribui para a integridade do sistema nervoso. 
Fontes: salmão, sardinha, atum, óleos vegetais ( soja, milho, girassol ), vegetais de folhas verde-escuras. 


Saturada

Está presente nos alimentos de origem animal e pede moderação. Ingerida em excesso, pode formar placas que bloqueiam o oxigênio no sangue. 
Fontes: carnes de origem animal, bacon, pele de frango, linguiça, ovos, leite e derivados, óleo de dendê e de coco ( únicos vegetais com essa classificação ). 


Para saber que tipo de gordura um alimento possui e também suas quantidades, devemos fazer a leitura dos rótulos.


 Também é importante destacar que as gorduras trans são bastante usadas em alimentos processados para aumentar a vida útil dos produtos ( margarinas, salgadinhos, doces, bolachas) e agem como um veneno para nossa saúde aumentando o colesterol ruim ( LDL ) e reduzindo o bom ( HDL ) . 

Priorize as mono e poli-insaturadas que são mais saudáveis. Evite as gorduras provenientes de carnes e aposte em azeites, peixes e castanhas. 
O adequado é pedir ajuda ao médico ou nutricionista, eles poderão indicar as quantidades ideais para cada indivíduo de acordo com as suas necessidades diárias.  

Um abraço e até a próxima! 

4 comentários:

  1. pra mim, tem que ser gordura saturada, kkkkk
    me deu até água na boca, só de ver essa foto de churrasco, huuuum!
    beijos
    http://pontinhomv.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas são muito importantes,pra ter uma vida mais saudável.
    www.mulherunika.com
    www.meninasdopao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre procuro ler os rotulos mas temos hj em dia que ler tudo.Pois na embalagem da propgd. diz uma coisa, nos nutrientes outra e nos componentes outra ainda.A lei ja foi aprovada p. vir com essas inf, das gorduras em destaque na frente.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essas dicas pena que eu gosto de gordura saturada, sabe quando você frita aquele bife e voce coloca no prato ele bem fresquinho com a gordura do oleinho e quando mola o arroz com esse caldinho eu piro, mais vou tentar ter uma alimentação mais balanceada....e esse post é otimo Beijokas
    ...
    http://www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!!
Sua opinião é sembre bem-vinda em nosso cantinho.=^.^=
Comentários ofensivos serão excluídos!!!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.